A Relevância do Ensino de Linguagens de Baixo Nível na Formação em Segurança da Informação

Autores

  • Arthur Milani Pedro Fatec Araraquara
  • Adrian Augusto Moreira Esperandio Fatec Araraquara
  • Wdson de Oliveira Fatec Araraquara

Palavras-chave:

Linguagens de Baixo Nível, Segurança da Informação, Ensino

Resumo

O presente artigo investiga a relevância do ensino de linguagens de baixo nível no contexto de cursos de Segurança da Informação no ensino superior. Essas linguagens são essenciais para uma compreensão aprofundada de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais, que, por sua vez, são fundamentais para a formação em Tecnologia da Informação. O domínio desses conhecimentos permite que os alunos entendam o funcionamento interno dos computadores e dos sistemas operacionais, o que facilita a identificação de vulnerabilidades e o desenvolvimento de estratégias de defesa contra-ataques cibernéticos. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário online, cujos dados foram analisados e transformados em gráficos. Os resultados revelam que, embora a maioria dos estudantes possua conhecimento limitado sobre linguagens de baixo nível, 63% consideram-nas importantes ou muito importantes para a formação em Segurança da Informação. Além disso, 85% dos participantes acreditam que o currículo deveria incluir uma disciplina específica.

Referências

ANLEY, C.; HEASMAN, J.; LINDER, F.; RICHARTE, G.; The Shellcoder’s Handbook Discovering and Exploiting Security Holes. Indianapolis: Wiley Publishing, Inc, 2007.

BROWN, D. J.; REAMS, C. Toward energy-efficient computing. Communications of the ACM, v. 53, n. 3, p. 50-58, 2010.

CHANTZIS, F.; STAIS, I.; CALDERON, P.; DEIRMENTZOGLOU, E.; WOODS, B.; Pratical IoT Hacking The Definitive Guide to Attacking the Internet of Things. San Francisco: No Starch Press, 2021.

DUNNE, ROBERT; Windows 64-bit Assembly Language Programming Quick Start: Intel X86-64, SSE, AVX. Estados Unidos da América: Gaul Communications, 2018.

KAWASH, J.; KUIPERS, A.; MANZARA, L.; COLLIER, R. Undergraduate assembly language instruction sweetened with the raspberry pi. In: Proceedings of the 47th ACM Technical Symposium on Computing Science Education, 2016, p. 498-503.

LI, L. Xiao-dong. Discussion on the Role of Assembly Language Course in Information Security Training. In: National Teaching Seminar on Cryptography and Information Security (2010NTS-CIS), 2010, p. 343-345.

McGRATH, Mike. Assembly x64 in Easy Steps: Modern Coding for MASM, SSE & AVX, 3rd Edition. 3. ed. Estados Unidos da América: In Easy Steps Limited, 2021.

MOHD SALLEH, K. A. New demand on assembly language proficiency in performing binary reverse engineering tasks. International Journal on Perceptive and Cognitive Computing, v. 9, n. 2, p. 8-13, 2023.

Raspberry Pi hardware: GPIO and the 40-pin Header. Raspberry Pi, 2021. Disponível em: https://www.raspberrypi.com/documentation/computers/raspberry-pi.html#gpio-and-the-40-pinheader. Acesso em: 02 nov. 2023.

SANDERS, WILLIAM. Assembly Language for Kids: Commodore 64. Estados Unidos da América: Slawson Communications, 1984.

SPRUNT, B. The Pedagogical Advantages of Using the Pong Video Game for Problem Based Learning in an Introductory Assembly-Language Programming Course. Computers In Education Journal, v. 15, n. 4, p. 9, 2005.

KAHANWAL, Brijender. Abstraction Level Taxonomy of Programming Language Frameworks. International Journal Of Programming Languages And Applications, Ambala, IN, v. 3, n. 4, p. 1-12, 04 out. 2013. Tradução do inglês pelos autores. Disponível em: https://arxiv.org/pdf/1311.3293. Acesso em: 18 jul. 2024.

SANATI-MEHRIZY, Reza; MINAIE, Afsaneh. A New Role Of Assembly Language In Computer Engineering/Science Curriculum. 2003 Annual Conference Proceedings, [S.L.], p. 8.86.1-8.86.9, 22 jun. 2003. ASEE Conferences. http://dx.doi.org/10.18260/1-2--11839. Disponível em: https://peer.asee.org/a-new-role-of-assembly-language-in-computer-engineering-science-curriculum.pdf. Acesso em: 20 jul. 2024.

LIU, Yanfei. Development of Low-Level Digital I/O Experiments Involving a High-Level Programming Language. Computers In Education Journal. Fort Wayne, In, p. 77-86. mar. 2009. Disponível em: https://coed.asee.org/wp-content/uploads/2020/08/8-Development-of-Low-Level-Digital-I-O-Experiments-Involving-a-High-Level-Programming-Language.pdf. Acesso em: 18 jul. 2024.

SALLEH, Khairol Amin Bin Mohd. New demand on assembly language proficiency in performing binary reverse engineering tasks. International Journal On Perceptive And Cognitive Computing. Kuala Lunpur, MY, p. 8-13. jul. 2023. Disponível em: https://journals.iium.edu.my/kict/index.php/IJPCC/article/view/397/236. Acesso em: 14 nov. 2024.

WU, Chunwang et al. Construction and Practice of Cultivation System for Innovative Talents in Cyberspace Security. Proceedings Of The 6Th Annual International Conference On Social Science And Contemporary Humanity Development (SSCHD 2020), [S.L.], v. 517, p. 417-420, jan. 2021. Atlantis Press. http://dx.doi.org/10.2991/assehr.k.210121.087. Disponível em: https://www.atlantis-press.com/proceedings/sschd-20/125951731. Acesso em: 14 nov. 2024.

Downloads

Publicado

17-11-2024

Como Citar

Milani Pedro, A., Augusto Moreira Esperandio, A., & de Oliveira, W. (2024). A Relevância do Ensino de Linguagens de Baixo Nível na Formação em Segurança da Informação. FatecSeg - Congresso De Segurança Da Informação, 1. Recuperado de https://fatecseg.fatecourinhos.edu.br/index.php/fatecseg/article/view/250