A Inteligência Artificial na Educação Superior: Um Estudo de Caso Utilizando o ChatGPT
Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Educação Superior, ChatGPT, Comparação de Códigos, Tutoria InteligenteResumo
Este estudo de caso examina a eficiência de códigos gerados pela inteligência artificial ChatGPT em comparação com ferramentas de mercado amplamente utilizadas, como Wireshark e Nmap. A pesquisa avalia o desempenho do ChatGPT em tarefas de codificação, destacando suas vantagens e limitações em relação a essas ferramentas estabelecidas. O objetivo é oferecer uma compreensão aprofundada das capacidades do ChatGPT na geração de código, contribuindo para o entendimento de seu potencial e desafios em aplicações práticas.
Referências
BROWN, R. Harnessing the Power of Instant Feedback in Higher Education. Journal of Higher Education Pedagogy, v. 27, n. 1, p. 55-68, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/354233051_Harnessing_the_Power_of_Instant_Feedback_in_Higher_Education.
CAELEN, O.; BLETE, M.-A. Desenvolvendo aplicativos com GPT-4 e ChatGPT: Crie chatbots inteligentes, geradores de conteúdo e muito mais. 2023. Disponível em: https://www.amazon.com.br/Desenvolvendo-aplicativos-GPT-4-ChatGPT-inteligentes/dp/B0CGLFVYYL.
CARBONELL, J. R. AI in CAI: An artificial-intelligence approach to computer-assisted instruction. IEEE Transactions on Man-Machine Systems, v. 11, p. 190–202, 1970. Disponível em: https://doi.org/10.1109/TMMS.1970.299942.
COMBS, G. Wireshark User's Guide. 2023. Disponível em: https://www.wireshark.org/docs/.
DALE, R. GPT-3: What’s it good for? Natural Language Engineering, v. 27, n. 1, p. 113-118, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1017/S1351324920000601.
JOHNSON, A.; JOHNSON, B. Intelligent Tutoring Systems: Past, Present, and Future. International Journal of Artificial Intelligence in Education, v. 30, n. 2, p. 394-427, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s40593-020-00208-5.
KING, M. R. The future of AI in medicine: A perspective from a
chatbot. Annals of Biomedical Engineering, v. 51, p. 291-295, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10439-022-03121-w.
LUND, B. D.; WANG, T. Chatting about ChatGPT: How may AI and GPT impact academia and libraries? Library Hi Tech News, 2023.
Disponível em: https://doi.org/10.2139/ssrn.4333415.
LYON, G. Nmap Network Scanning. 2022. Disponível em: https://nmap.org/book/.
MOOR, J. The Dartmouth College Artificial Intelligence conference: The next fifty years. AI Magazine, v. 27, n. 4, p. 87–91, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1609/aimag.v27i4.1911.
NERY, G.; BRAGAGLIA, A. P.; CLEMENTE, F.; BARBOSA, S. G. Inteligência Artificial e educação: Desafios e oportunidades. Revista Brasileira de Computação Aplicada, v. 10, n. 1, p. 73-82, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbca/article/view/191426.
RAPÔSO, Cláudio Filipe Lima et al. LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais em Tecnologia da Informação: Revisão sistemática. RACE - Revista de Administração do Cesmac, v. 4, p. 58-67, 2019. Disponível em: https://revistas.cesmac.edu.br/index.php/race/article/view/303.
SMITH, C.; BROWN, D.; JOHNSON, E. The Impact of Instant Feedback on Student Learning. Journal of Educational Technology, v. 16, n. 3, p. 23-38, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/334120626_The_Impact_of_Instant_Feedback_on_Student_Learning.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 FatecSeg - Congresso de Segurança da Informação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.