UMA ANÁLISE DO PERFIL DOS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Palavras-chave:
Teoria DISC, SoftSkill, HardSkill, TechSkillResumo
A preocupação com a seleção do colaborador mais adequado para uma posição específica é uma questão frequentemente compartilhada por todos os gestores. O ímpeto de alcançar seus objetivos organizacionais faz com que as empresas busquem formas de aplicação de avaliações psicológicas e testes de perfil como ferramentas essenciais para mensurar a adequação dos candidatos às suas necessidades laborais. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica. Os principais resultados foram em TechSkill, destacam-se habilidades excepcionais em Firewall, enquanto SoftSkill incluem competências avançadas em comunicação. Além disso, em HardSkill, requer uma notável capacidade de se manter atualizado. A contribuição para a teoria é a demonstração de diversas vertentes do perfil de um profissional de segurança da informação. A contribuição para a prática é apresentar para Gerentes de Segurança da Informação e outros profissionais da área quais as principais características que as empresas procuram em 2023
Referências
ADAMOVIC, M. An employee-focused human resource management perspective for the management of global virtual teams. Routledge, , 2018.
ANDRADE, C. S. L. DE. A influência das Soft Skills na Atuação do Gestor: A Percepção dos Profissionais de Gestão de Pessoas. [s.l.] FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, 2016.
ARORA, R.; RANGNEKAR, S. A Personalidade de Empreendedores e Gerentes de Loja Medida Via Teoria do Big. 2016.
BOLLI, T.; RENOLD, U. Comparative Advantages of School and Workplace Environment in Competence Acquisition: Empirical Evidence From a Survey Among Professional Tertiary Education and Training Students in Switzerland. p. 32 p., jul. 2015.
CAMARA, P. B.; GUERRA, P. B.; RODRIGUES, J. V. Processo de Recrutamento e Seleção numa empresa de Serviços ao Domicílio - proposta de melhoria. 2007.
CARDOSO, A. A. Atração, Seleção e Integração de Talentos. n. Lisboa: Lidel-Edições Técnicas, 2016.
CHIAVENATO, I. Aplicação do teste de perfil comportamental Disc como ferramenta auxiliar para processo seletivo e para desenvolvimento de pessoas: Estudo de caso em um escritório de advocacia. p. 150, 2010.
CIMATTI, B. Definition, Development, Assessment of Soft Skills and Their Role For the Quality of Organizations and Enterprises. 2016.
COBÊRO, C. et al. Análise do Perfil Comportamental dos Colaboradores em Uma Indústria de Materias para Escritorio. 2015.
COSTA, P. T. Relações Hierárquicas entre os Traços Amplos do Big Five. 1992.
DALBOSCO, N. P.; CONSUL, J. DA S. Otimização do método disc de seleção de pessoas baseada em algoritmos genéticos e naïve bayes: um estudo de caso em empresa do “sistema s” do paraná. p. 555, 2011.
ELY, J. S. Competências Individuais na Indústria 4.0: Um Estudo Sobre as Soft Skills e Hard Skills. [s.l.] Antonio MeneghettiI Faculdad, 2022.
FERNANDES, B. R. Aplicação do teste de perfil comportamental Disc como ferramenta auxiliar para processo seletivo e para desenvolvimento de pessoas: Estudo de caso em um escritório de advocacia. p. 184, 2013.
FLICK, U. Uma Introdução à Pesquisa Qualitativa. n. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
GABRIEL, A. S. et al. Otimização do método disc de seleção de pessoas baseada em algoritmos genéticos e naïve bayes: um estudo de caso em empresa do “sistema s” do paraná. p. 863, 2015.
GIL, A. C. Aplicação do teste de perfil comportamental Disc como ferramenta auxiliar para processo seletivo e para desenvolvimento de pessoas: Estudo de caso em um escritório de advocacia. 2009.
GLÓRIA JÚNIOR, I. A Gestão de Recursos Humanos e o Impacto nos Projetos. Em: Mecatrônica. 1. ed. São Paulo: PerSe, 2017. p. 194.
ISO. International Standarts Organization - ISO/IEC 27001, 27001:2013. Disponível em: <https://www.iso.org/standard/54534.html>.
KERZNER, H. Project Management: A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Controlling. 13. ed. New Jersey: Wiley, 2021.
LACOMBE, F. Aplicação do teste de perfil comportamental Disc como ferramenta auxiliar para processo seletivo e para desenvolvimento de pessoas: Estudo de caso em um escritório de advocacia. p. 297, 2011.
MARCUS, M. T.; LIEHR, P. R. Abordagens de pesquisa qualitative. In: Lobiondo-Wood G, Haber J. Pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação crítica e utilização. n. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.
MARTINS, G. DE A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da Investigação Científica Para Ciências Sociais Aplicadas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MATOS, J. F. DE. A metodologia disc aplicada ao processo de treinamento e desenvolvimento (t&d) um estudo de caso na empresa linie esquadrias e vidros – brusquesc. p. 23, 2008.
PEDROSA, N.; SILVA, L. F. DA. A Importância dos Soft Skills nas Descrições das Vagas de Gerente de Projetos de TI. 2019.
PEREIRA, F. M.; PRIMI, R.; COBÊRO, C. Otimização do método disc de seleção de pessoas baseada em algoritmos genéticos e naïve bayes: um estudo de caso em empresa do “sistema s” do paraná. 2003.
PMI. Gerenciamento de Projetos e Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Proejtos (Guia PMBoK). 7. ed. Pennsylvania: Project Management Institute, 2021.
SANTOS, A. R. DOS; BONARDI, I. S. DE O.; WAGNER, A. F. O Fator Humano e Tecnológico na Área de Recursos Humanos (RH): Um Estudo Bibliográfico. n. 1, 2019.
SHIRAI, A. M. Implantação de um PMO Numa Organização Funcional. Curitiba - PR: Fundação Getulio Vargas, 2017.
SILVA, B. X. F.; CAROLINA NETO, V.; GRITTI, N. H. S. SOFT SKILLS: rumo ao sucesso no mundo profissional. Revista Interface Tecnológica, v. 17, n. 1, p. 829–842, 4 ago. 2020.
SIQUEIRA, A. C. DE; NASCIMENTO, R. M. L. L. A Importância do RH Dentro de Pequenas Empresas. 2021.
STEWART, C. Mixed Signals: Do College Graduates Have the Soft Skills That Employers Want? v. 14, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 FatecSeg - Congresso de Segurança da Informação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.